quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cultive uma horta!



Tenho gostado tanto de cultivar especiarias, ervas aromáticas e até vegetais que decidi compartilhar isso com meus alunos e amigos.

Amanhã irei preparar um pequeno jardim só com ervas que uso para cozinhar. Inspirado pelo presente que recebi de uma aluna: um pé de pimenta rosa!

Agora não tem mais jeito, acabei conseguindo mudas de pimenta dedo-de-moça, manjericão roxo, sálvia, coentro, salsa, alecrim e a estrela da festa: um pézinho de currie (karipatta).

Tenho um pezinho de cardamomo, consegui fazê-lo vingar e estou cheio de cuidados com ele agora no inverno.

Gosto de colocar a mão na terra, é um processo que nos sugere simplicidade e rompe um pouco com esta relação estranha que temos com vitrines e prateleiras de supermercados.

Consiga alguns vasinhos e cultive o seu jardim. Se mora em apartamento também poderá fazê-lo, algumas destas ervas vivem bem com a luz indireta do sol. Se em seu apartamento bate sol em algum lugar, vai ser lá para onde irá levar seus vasinhos todos os dias por alguns minutos.

Recomendo as ervas: manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, hortelã pimenta, pimenta malagueta, etc.


No caso do plantio em lugares pequenos, a maior preocupação é em relação à irrigação. Porém, não há um período determinado entre as regas. No verão, recomenda-se que sejam diárias. Já no inverno, as plantas devem ser regadas no máximo três vezes por semana. Uma forma bastante eficaz de saber se a erva está precisando de água é "medir" a umidade colocando-se o dedo na terra. Se os três primeiros centímetros estiveram secos, é hora de irrigar.

Para evitar o apodrecimento das raízes, a drenagem requer alguns cuidados. O vaso para o cultivo de ervas deve ter um furo no fundo para que, sobre ele, seja colocado um caco de telha. Depois, deve-se pôr pedregulhos, uma fina camada de areia e, por fim, a terra. Para cada três partes de terra, deve ser misturada uma parte de areia e outra de composto orgânico, como húmus de minhoca. A muda deve ser ajeitada de maneira que fique bem no centro do vaso e dois dedos abaixo da borda. A terra deve ser adubada a cada 45 dias em vasos e de dois em dois meses em canteiros.

Bom plantio e boa colheita para você!

Nenhum comentário: