sexta-feira, 21 de maio de 2010

O movimento Todo dia é dia de Yoga



O movimento Todo dia é dia de Yoga, como todo bom fruto, teve o seu momento certo. No dia 22 de fevereiro de 2009, na semana quando comemorávamos o *dia do Yoga.

Decidi dar a aula ao ar livre, pegamos os tapetinhos e partimos para os jardins do Museu Imperial. Fomos imensamente bem recebidos e nos ofereceram um local especial, sob a sombra. A aula foi excelente e ao final a professora Soraia Kreisher se comprometeu e manter a aula, ao menos uma vez ao mês. Sugeri que houvesse então um revezamento entre os ministrantes. A ideia ficou por um tempo no plano das idéias.

Quando percebi que não era brincadeira, sugeri que déssemos ao trabalho a roupagem (e a alma) de um movimento, uma ferramenta para levar o Yoga ao maior número de pessoas possível. Permitindo que estas pessoas pudessem descobrir e maravilhar-se com a nossa filosofia. Como movimento alguns sistemas que o alimentasse precisavam ser implantados de forma que houvesse um aprimoramento contínuo dos professores e o fornecimento de atividades à comunidade.

Outros professores abraçaram nossa iniciativa, nos deram as mãos, possibilitando um trabalho ainda mais sólido.

Dirijo o movimento, juntamente com o apoio da Profª Soraia Kreisher, que muito competente foi a primeira pessoa que pensei em assumir o barco.

Trabalhamos em nome da cultura. Representamos uma filosofia e nos esforçamos para preservá-la. Nossa iniciativa foi abraçada por pessoas que apoiam a cultura e querem o melhor pela nossa cidade e pelo mundo. O Yoga forma aquele indivíduo que, mais interventivo, faz a diferença.

Hoje contamos com um programa voltado para os professores e três programas voltados para os praticantes.

O programa dedicado aos professores chama-se "Tantra Samkhya Yoga Upadesha". Para os praticantes oferecemos o "Cânticos Sagrados da Índia", "Café Filosófico" e as aulas regulares no Museu Imperial.

Outras atividades irão surgir graças à maneira como fomos bem recebidos, nos sentimos motivados a trabalhar mais por todos.


* Há duas datas para se comemorar o dia do Yoga (18/fev, 22/set), celebramos as duas e quantas mais surgirem... Apoiamos todo trabalho, ramo, ou linha relacionado a esta única maravilosa filosofia: O Yoga.

Nenhum comentário: