quinta-feira, 20 de maio de 2010

A vida dos Saddhus



Passei dois meses, por várias cidades da Índia, observando as atividades diárias dos saddhus, homens e mulheres que largaram tudo para trás para se dedicar unicamente à sua filosofia. Um estilo de vida tão contrastante com o de quem vive nas metrópoles, impactatos pelo capitalismo... Os saddhus possuem apenas suas poucas mudas de roupa e uma tigela que usam para pedir alimentos, errantes seguem um caminho ímpar. Minha pesquisa foi sobre as tradições tántrikas e ter travado contato com estes personagens foi algo profundo, despertando muitas questões dentro de mim. Questões que me deixam um pouco inquieto, exigem uma reformulação do estilo de vida, maneira de pensar e como é bom ter um contínuo convite à mudança de estilo de vida e paradigmas.

Muitas vezes fui até os saddhus conversar com eles, participar de suas práticas, receber suas bênçãos, mas muitas vezes me retirei, fitando de longe suas atividades, das mais simples às mais contundentes.

Um dia, por volta das 3 da manhã, eu perambulava pelas ruas de Rishikesh, o silêncio era delineado pelo som constante das águas do Ganges e pontuado por sinos tocados em templos distantes. Continuei caminhando, até que comecei a ouvir um cântico, com sabor antigo, vozes firmes e tocantes o entoava. Desci pelos ghats,escadaria que leva ao Ganges e avistei um grupo de saddhus cantando. Fiquei muito emocionado com o coração batendo muito forte. Reverenciavam Shiva em seu aspecto de Vishwanatha.

Me sentei no ghat e fiquei observando e cantando bem baixo, participando de longe, com reverência. Assim que encerraram,um deles veio até onde eu me encontrava e me sorriu, ficamos conversando durante muito tempo, contei que aprendia muito com eles.

Passei então 4 dias com este grupo de Saddhus às margens do Ganges. Lembro de um lindo desejo de uma amiga, que gostaria de passar uma noite em um barco de um pescador, observando a lida. Tomado pelo mesmo espírito decidi permanecer com eles e dormir ali mesmo, ao relento e descobri então uma vida oculta durante a madrugada às margens do Ganges. Seus ritos, seus cânticos, práticas e simplicidade me renderam uma experiência sem par, algo muito importante para mim.


Nasmastejí!

Naked In Ashes

Para quem deseja conhecer melhor a vida dos Saddhus, há um excelente documentário chamado Naked in Ashes e que hoje está disponível na internet. Assista e depois me conte o que você achou:



Fabio Goulart

Nenhum comentário: