terça-feira, 10 de março de 2009

Costas e Abdome fortes!

Trikona significa "triângulo". Este é um daqueles ásanas que exigem muita consciência corporal ao ser montado. Isto porque observo que há uma tendência do aluno em deslocar o quadril à medida que desce, o deslocamento ocorre como que em uma torção à frente. Por isso ele deve se esforçar para nivelar o quadril, girando a lateral do mesmo em direção ao teto.
O trikonásana fortalece as pernas, o quadril. Fortalece o quadrado lombar, o transversoe oblíquos abdominais. Os músculos centrais (da cintura) quando fortes e flexíveis, protegem contra estiramentos nas costas, além de outras complicações mais graves.

É muito importante que não se gire o tronco à frente, e sim mantenha-o próximo á linha das pernas. Para isso é preciso um excelente alinhamento do quadril.

Como esta posição fortalece o abdome, ela rende suporte à coluna e à pelve, inclusive a articulação sacroilíaca.

Segundo Iyengar em seu “Light on Yoga”, o trikonasana “Alivia problemas gástricos, melhora a flexibilidade da coluna, fortalece os tornozelos, reduz o descomforto durante a menstruação, ajuda a tratar entorses do pescoço, alivia as dores nas costas, e tonifica a pelvis.”

Um tronco alongado e forte, é isto que proporciona o trikonásana e isto significa menor risco de se lesionar a coluna com atividades rotineiras.

Nenhum comentário: