terça-feira, 10 de março de 2009

Tapás para a estética corporal!

Muitas pessoas deixam de lado a malhação, porque não encontram nela muito sentido e acabam se identificando completamente com o Yoga, uma cultura milenar.

Homens e mulheres descobrem o Yoga como uma fonte que oferece auto conhecimento, qualidade de vida e acredite: estética corporal. Claro que o fazem sem banalizar o Yoga.


Sempre gostei de dar aulas em academias, isto porque as pessoas chegam desejando um corpo sarado e acabam descobrindo que o Yoga não é bem isso, o corpo fortalecido e estético é um benefício muito pequeno diante do que o Yoga pode oferecer. Mas ele é importante para muitos, não há nada de errado em desejar estar mais bonito, desde que o façamos de forma saudável.

Yoga não é só ásana, o verdadeiro yogin é aquele que pratica Yoga quando faz qualquer atividade, isto porque o faz com uma visão diferente, sem que com isto se distancie do mundo.

Mas, sempre que o assunto em pauta é “queima de gordura” alguém recomenda exercícios aeróbicos e o Yoga, neste caso, fica de fora.

Fica de fora porque Yoga não é exercício físico, os ásanas, técnicas psicofísiológicas nascem de atitudes interiores, são formas de se peneirar e trabalhar memórias diluídas entre as fibras musculares e células, são meios de dissolver os “vrittis”(modificações da consciência, chitta*) e obter o foco necessário à meditação. Ásana ilumina!


Gasto calórico não é exclusividade da educação física, até beijar e dormir são exercícios que despendem gasto calórico. Alguns estudos apontaram para o fato de que algumas sequências de ásanas constituem exercícios aeróbicos, como o súrya namaskára!

Portanto para quem deseja perder peso, pratique surya namaskára e lembro sobre o que diz Shankara em seu Tattwa Bodha: “o corpo físico é feito de alimentos. Da ess~encia do alimento ele se nutre, da essência do alimento ele deteriora”. Portanto uma boa alimentação, rica em alimentos funcionais, e muitas sequências do súrya namaskara será a combinação perfeita para quem deseja perder medidas.

Todos sabemos que um abdome sem gordura é sinal de saúde, além de estética. Há inúmeros ásanas que esculpem o abdome. Se não deseja uma hipertrofia exagerada, não precisa colocar sua coluna sob uma “roleta russa” de 500 abdominais diários.


A estética, como tudo, vem de nosso interior e abrilhanta nosso corpo.

“O surya namaskara parece adequar-se bem à mo­dalidade dos exercícios ditos aeróbios, e ainda apresenta o benefício da realização de alongamentos estáticos e dinâmicos, que conferem ao praticante apurada flexibilidade.”

“Se assumirmos que esta média de dispêndio calórico é correta, podemos hipotetizar que uma aula com­pleta de yoga (modalidades vigorosas) requeira do praticante um dispêndio total de 397,95 quilocalorias, o que se aproxima do gasto calórico de modalidades esportivas mais rigorosas e dinâmicas, como ginástica de academia e pedaladas indoor (aulas com bicicletas estacionárias).”

Adalberto Tripicchio MD PhDpsiquiatra - logoterapeuta
*Chitta (Consciência vulgar): Manas –ahamkara – Buddhi

Nenhum comentário: