segunda-feira, 9 de março de 2009

Vigor!


Uma vida corrida, sem poder se dar o direito ao lazer e ao repouso vai afetando muitas áreas importantes na vida de uma pessoa. Entre elas a sexualidade. Foi o que foi apresentado ontem em uma reportagem que assisti e decidi escrever este pequeno artigo. Pequeno porque há muito mais para ser tratado em relação à estes temas, mas prefiro ser mais objetivo e levar até você uma técnica bastante eficaz.

É sempre bom lembrar que Yoga não é uma terapia, seus benefícios se dão por uma questão de maior atenção voltada para si próprio. Dançar, tocar um instrumento, namorar, tudo isso rende efeitos benéficos e não são terapias.

O Yoga auxilia na redução do estresse até um nível saudável, o que devolve o direito à saúde. Além disso há alguns ásanas que contribuem para o aumento de suprimento de sangue nos órgãos sexuais.

Upavishtakonásana

Com as pernas bem afastadas e os ísquios bem firmes sobre o solo (sem acentuar a curva lombar), o praticante inspira elevando os braços lateralmente e exala levando o tronco à frente, segurando cada perna com as mãos. A força no braço e a coordenação da respiração com os movimentos auxiliam o progresso no exercício deste ásana.

Desta forma ele alonga os tendões das pernas, os músculos posteriores das pernas e músculos das costas. Através da pressão intra abdominal ele estimula os órgãos do abdômen.

Este asana, como todos os de abertura pélvica, estimula o muladhára chakra, responsável pela estabilidade física e psíquica.

O aumento do fluxo sangüíneo na pélvis otimiza a função dos órgãos sexuais, estimula as glândulas sexuais. O melhor funcionamento destas glândulas possui um profundo impacto psicofisiológico. Este impacto pode mudar a vida do praticante, gerando mais energia (ojas), força de vontade(virya) e felicidade.

O emprego do mula bandha afim de potencializar o exercício é interessante porque esta técnica também estimula as glândulas sexuais e fortalece o assoalho pélvico.

O movimento das primeiras vértebras lombares e o alongamento dos músculos desta região eliminam a dor nas costas, portanto tratam-se das vértebras mais difíceis de serem empregadas nas ante flexões do Yoga. Por isso é importante a aplicada do auto estudo e muita consciência durante a execução dos ásanas.

Segundo Iyengar este ásana alivia a dor ciática, previne hérnia, e aumenta o suprimento de sangue nos órgãos da pélvis.
Fabio Goulart

Nenhum comentário: