sexta-feira, 20 de março de 2009

Carma-Cola

Há alguns anos li um livro de uma autora indiana chamada Gita Mehta. Neste livro Mehta vai traçando histórias (reais) com seu humor ácido e consegue nos render boas gargalhadas.
Uma pessoa me devolveu este livro expressando tanto nervosismo que chegava a tartamudear. Dizia que nunca lera tamanha barbaridade, que o livro era uma afronta à espiritualidade e assim por diante.


De certa forma as histórias contidas no Carma-Cola podem ferir o universo de algumas pessoas. Me sinto feliz por poder ler o livro com uma certa distância de seus casos.


Lanço aqui no blog uma pitada do Carma-Cola, mas é muito válido se adquirir o livro.


Há outro guru que estimula a fé de seus seguidores num estádio de futebol de Delhi prometendo uma prova da existência de Deus. O homem tem sido visto realizando milagres às pencas, de tal forma que as pessoas estão predispostas a lhe conceder insight sobrenatural na lógica e na semântica. As massas esperam resfolegantes.O guru lhes informa, por meio de um tradutor simultâneo, que Deus existe porque se você olhar no Dicionário de Inglês de Oxford, na letra G, acabará encontrando a palavra God. Triunfal, o guru ergue seus braços curtos abençoando a platéia perplexa mas crente, sentada em fileiras apertadas no vasto campo onde, seis horas antes, atletas suados correram atrás de uma bola, e anuncia:"Está no dicionário. Aqueles que duvidam da existência do divino, que procurem a prova no dicionário. Como poderia o que não existe estar no dicionário?".O número de adeptos desse guru se tornou tão grande nos últimos anos que ele tem agora de dar sua bênção de um helicóptero. No seu aniversário, hinos de louvor irrompem das gargantas de um milhão de crentes terrenos, dirigidos à pequena pinta cor de laranja de certeza acenando para eles de uma máquina voadora.(Pág. 107)


Um ashram na Índia costuma transplantar terapias californianas populares para celas forradas de couro no porão de suas instalações. O criador de uma das terapias de toque mais avançadas veio da Califórnia visitar o ashram e verificar pessoalmente o tipo de sucesso que suas técnicas de grupo de encontro estavam tendo num ambiente religioso indiano.(Pág. 44, 1o.)

( Gita Mehta. Carma-cola: o marketing do Oriente místico)

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