terça-feira, 10 de março de 2009

Puja

A palavra púja significa honra, gratidão, oferta.
Esta prática já faz parte do cotidiano dos yogins na Índia há milhares de anos. O sentimento de gratidão surge à medida que a felicidade derivada de uma comunhão com o todo irrompe em nosso coração.
Na Índia é comum vermos o púja sendo dedicado ao Ganga (rio Ganges), ao sol, aos deuses, ou ao mestre.
Por milênios o Ganges vem nutrindo e abastecendo inúmeras cidades e seus habitantes demonstram sua gratidão. Em nosso universo isto pode parecer uma prática banal, que não leva a nada. Mas já perdemos tanto, que somente quando trazemos de volta estas praticas ancestrais conseguimos sentir o quanto poderosa e transformadora é a prática do púja.
Em algumas regiões da Índia há um dia especial em que os indianos agradecem até mesmo a existência dos móveis e utensílios em suas casas, dedicam um púja aos mesmos.
Acontece que qualquer objeto que faz parte do Universo é a mais pura consciência, e isto fica muito claro para algumas pessoas.
Quando surgiu o documentário "O Segredo" milhões de pessoas no mundo começaram a entender como a Consciência cria a realidade. Porém se você pede, gera a frequência do "pedir" e não recebe. Mas se você doa, gera a frequência do doar e como o Universo está pronto para doar, finalmente recebe.
O Tantra é permeado por práticas que objetivam essa relação amorosa com o Absoluto, sim, fazemos amor com o Absoluto quando amamos alguém. O Tantra "Cosmoliza" tudo, enxerga a Consciência Suprema em tudo: Sol, rios, mestres, a pessoa amada, e si próprio.
Todo o universo é maternal, o tempo todo nos oferta flores, frutos, água, leite e não há, naturalmente, na Terra qualquer tipo de escassez. Esta maternidade universal é chamada de Shaktí. Tudo nasce de alguma matriz pré-existente, milhares de úteros nos envolvem, isto é Shaktí, a energia universal. Como não ser grato por tudo isso?
Aprendamos a permitir que a força da gratidão escoe para fora de nosso ser e isto certamente irá alterar positivamente o nosso karma, isto nos leva até onde desejamos chegar.

Nenhum comentário: