sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tam Suryam Pranamami Aham!



Este vídeo foi feito na cidade de Rishikesh. Um local especial que há na Índia. Uma cidade que há dezenas de séculos vem sido refúgio de pessoas que desejam travar um contato mais profundo com o Yoga. Em meu último dia pela cidade, acordei às 3:00h como sempre fazia e fui até á margem do Ganges realizar minha prática. Senti vontade de registrar este momento, para apresentar aos amigos, para que eu mesmo pudesse me recordar destes momentos tão especiais em minha vida.

O Súrya Namáskar é uma seqüência de ásanas cujos movimentos são reverentes, hora tocamos o solo com a testa, hora nos curvamos. Seus movimentos evocam também o momento do nascer e pôr do sol.

Era inverno, faziam cerca de 2 graus, mas eu não sentia qualquer frio durante minha prática que culminava com um banho no rio Ganges.

Neste momento, quando os primeiros raios de sol vão surgindo, muitas pessoas se dirigem até o ganges afim de prestar-lhe suas homenagens, como também ao sol, vocalizando o Gayatri Mantra ou executando uma prática ligada à sua tradição.

Abaixo estão os ásanas que integram o Súrya Namaskara. Através do vídeo acima você pode observar os movimentos e praticar em casa.

Os movimentos ascendentes são acompanhados de inspiração, os descendentes de exalação. Nas demais posições a respiração pode ser livre.




Prof. Fabio Goulart

Um comentário:

Todo Dia é Dia de Yoga disse...

Lindamente mágico!!!!
Amei!!
Soraia